23 JAN 2024
Secretaria do Meio Ambiente convoca reunião para membros do Comdema
Nesta quarta-feira (24) também haverá a reunião da Câmara Técnica de Bem-Estar Animal (CTBEA), às 9h, no Parque do Matão

Os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Votorantim participam de uma reunião nesta sexta-feira (26), às 9h, no Parque do Matão. Um dos destaques do encontro é a palestra de Waldnir Gomes Moreira, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga.

A pauta da reunião organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) contém uma série de assuntos, entre eles a discussão do projeto de recuperação ambiental do Morro do Macuco, situado no bairro da Chave. O gerenciamento de resíduos no ecoponto do Paço II e a atual situação da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Votorantim (Coopervot) também serão debatidos entre os membros do Comdema.

Os demais temas debatidos na reunião serão o evento de adoção de cães e o decreto número 7.383/24, que institui o calendário de datas alusivas ao meio ambiente e sobre a educação ambiental. O objetivo ainda é analisar e aprovar a publicação sobre a proibição da criação de animais em área urbana em função do risco de leishmaniose canina.

O Comdema é o instrumento da gestão ambiental que conecta a sociedade civil ao poder público. É o espaço em que o cidadão pode participar e fiscalizar as ações do município para que as iniciativas relacionadas ao meio ambiente tenham o controle e apoio social.

Câmara Técnica de Bem-Estar Animal de Votorantim

Nesta quarta-feira (24), também haverá a reunião da Câmara Técnica de Bem-Estar Animal (CTBEA), às 9h, no Parque do Matão. Os participantes tratarão sobre a minuta do novo Decreto da Política Municipal de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação de Materiais e/ou Animais de Votorantim.

As reuniões da CTBEA são bimestrais. A Câmara Técnica foi criada em 30 de junho de 2021 pelo Comdema devido à necessidade de formar um espaço para estudo, debate, definições de estratégias, articulação e interligar os diversos setores da sociedade civil e política. Os objetivos são fomentar e divulgar ações referentes ao bem-estar animal, além de encontrar soluções quanto à problemática da proteção e defesa dos animais no município.

A formação da Câmara Técnica contará com membros do Comdema. Os cidadãos de Votorantim também terão a oportunidade de compor o Ctbea para manifestação de propostas a serem debatidas e consideradas por ambas as entidades.

A Sema disponibilizou três contatos para os interessados em integrar o CTBEA. Informações podem ser obtidas pelos e-mails comdemavotorantim@gmail.com e sema@votorantim.sp.gov.br ou por meio do telefone (15) 3343-4076.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Giuliano Bonamim e João Torres (programa de estágio)
Local: Votorantim