25 JAN 2024
Exposições revelam a importância do futebol na história de Votorantim
O futebol está diretamente ligado à história de Votorantim. É o que revelam as exposições “100 anos do Estádio Municipal Domenico Paolo Mitidieri” e “124 anos do Sport Club Savoia” realizadas pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes e Departamento de Comunicação. Os 20 painéis estão expostos na praça Lecy de Campos, próximo à avenida 31 de Março.

A trajetória do Savoia é contada por meio de textos e imagens históricas. A equipe, formada por operários de origem italiana da Fábrica de Tecidos de Votorantim, foi criada em 1º de janeiro de 1900 e é considerada um dos primeiros times do Brasil focados exclusivamente no futebol.

Um dos capítulos dessa história é o primeiro jogo do Palestra Itália, hoje Sociedade Esportiva Palmeiras, realizado no antigo campo do Castelão, no bairro da Chave. A partida disputada diante do Savoia terminou com a vitória dos visitantes por 2 x 0.

A existência do Savoia em Votorantim também faz parte da história do centenário Estádio Municipal Domenico Paolo Mitidieri. A construção aconteceu após Antonio Pereira Ignacio adquirir em 1918 a massa falida do Banco União e criar a “Sociedade Anonyma Fábrica Votorantim”. Uma das decisões foi erguer novas casas para os operários e chefes
dos diversos departamentos onde existia o campo de futebol do Savoia, na região da Chave.

O novo campo foi projetado em uma área onde funcionava uma olaria, entre o rio Sorocaba e a rua do Comércio. O local passou a ser a casa do Savoia.

O público presente na exposição poderá conferir ainda imagens da inauguração do estádio em 1924, além de fotos e informações sobre Domenico Paolo Mitidieri.

Fotos: https://encurtador.com.br/jzHR2
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim