28 DEZ 2023
Votorantim implantará o Sistema Eletrônico de Informação
O acordo de cooperação foi celebrado pela Prefeitura com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Votorantim é uma das primeiras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a celebrar o acordo de cooperação técnica para a utilização do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). A ferramenta de gestão documental desenvolvida pela Federal da 4ª Região permite transferir os processos administrativos para o meio eletrônico.

O extrato do acordo de cooperação técnica com vigência até 2028 para cessão gratuita de uso com o Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4) foi publicado na seção 3 da edição número 242 do Diário Oficial da União, em 21 de dezembro de 2023. O sistema foi elaborado pela equipe de tecnologia do órgão da Justiça Federal, já utilizado por outros órgãos da administração pública de todas as esferas e poderes.

A introdução do SEI nos processos administrativos de Votorantim será feita gradualmente, a partir das secretarias de Finanças, Administração e Planejamento e Desenvolvimento. O lançamento oficial do sistema ainda não tem data prevista.

Por meio da ferramenta, a tramitação de expedientes será realizada em ambiente virtual. O processo será feito desde a criação, a edição e a assinatura, até o armazenamento.

O objetivo do SEI é modernizar, trazer benefícios para os cidadãos e para os servidores municipais. A ideia é assegurar a sustentabilidade e a transparência no serviço público.

O novo sistema deve reduzir o tempo de tramitação dos procedimentos administrativos, enxugando fluxos de trabalho e promovendo a transparência dos processos. A integração e o gerenciamento são facilitados pela versão única, a qual concede também autonomia para os cessionários.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Giuliano Bonamim