17 MAI 2023
Semana do Meio Ambiente terá plantio de mudas e premiação de escola sustentável
As atividades promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim serão realizadas entre os dias 3 e 7 de junho

Duzentas mudas de árvores nativas serão plantadas em Votorantim durante a Semana do Meio Ambiente. A programação, distribuída entre os dias 3 e 7 de junho, contará também com inauguração de espaço ambiental, palestras e entrega da premiação do Programa Escola Sustentável.

O plantio das mudas será feito em três bairros de Votorantim: São Mateus, Real Parque e Jardim Toledo. A primeira ação com 50 árvores nativas ocorrerá no dia 3 de junho (sábado), às 9h30, em uma área verde da Prefeitura de Votorantim, situada entre as ruas Benedito Galero e Benedito dos Santos Ferreira.

Mais 100 árvores nativas frutíferas serão plantadas no dia 5 de junho, às 9h, na futura praça do Pomar Municipal, situada na rua João André Filho, ao lado do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Clélia Carrara. Outras 50 mudas serão instaladas na Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Itapeva, no dia 7 de junho, às 9h, em parceria com a Escola Estadual Evilazio de Goes Vieira.

A 9ª Conferência Municipal de Meio Ambiente é outro destaque da programação. O evento, marcado para o dia 6 de junho, terá como tema a arborização urbana. Na reunião, serão eleitos representantes para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Votorantim (Comdema).

A semana será encerrada com a inauguração do espaço ambiental do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Carmela de Paula Cípullo, e a premiação das instituições de ensino inscritas no Programa Escola Sustentável. No programa, os alunos promovem ações de cidadania e trabalham com resoluções ambientais para o município de Votorantim.

Durante a semana, estudantes de três escolas municipais ainda assistirão palestras. Os temas serão meio ambiente e "O Caminho das Águas".

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de julho. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos naturais.

Confira a programação completa:

3 de junho (sábado)

Plantio de 50 árvores nativas em área verde da Prefeitura Municipal, em parceria com o Projeto Moldando Vidas
Local: rua Benedito Galero e rua Benedito dos Santos Ferreira, São Matheus.

5 de junho (segunda-feira)

Plantio de 100 árvores nativas frutíferas para instalação da futura Praça do Pomar Municipal.
Local: rua João André Filho, ao lado da CMEI Professora Clélia Carrara, bairro Real Parque.
Horário: 9h

Transmissão da palestra "Meio Ambiente" pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema)
Locais: escolas municipais Sueli da Silva Paula, na Barra Funda, e Izabel Ferreira Coelho, no Rio Acima, e Maria Luiza Jacowicz, no Fornazari.
Horário: 11h e 15h

6 de junho (terça-feira)

9ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Tema: Arborização Urbana.
Eleição dos representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Votorantim (Comdema) - biênio 2023-2025.
Local: Parque do Matão, na rua Ângelo Delapasi, 117, Parque Bela Vista.
Horário: 9h

Transmissão da palestra "O Caminho das Águas" pela Concessionária Águas de Votorantim
Locais: Escolas municipais Sueli da Silva Paula, na Barra Funda, Izabel Ferreira Coelho, no Rio Acima e Maria Luiza Jacowicz, no Fornazari.
Horários: 11h e 15h

7 de junho (quarta-feira)

Inauguração do espaço ambiental do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Carmela de Paula Cípullo.
Local: avenida Octávio Augusto Rangel, 391, Jardim Toledo.
Horário: 9h

Plantio de 50 árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Itapeva, em parceria com a Escola Estadual Evilazio de Goes Vieira.
Local: avenida Cristiano Vieira Pedrico, 568, Vila Guilherme.
Horário: 10h

Evento de premiação das escolas inscritas no “Programa Escola Sustentável”. Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Concessionária Águas de Votorantim.

Local: Parque do Matão, na rua Ângelo Delapasi, 117, Parque Bela Vista.
Horário: 15h