21 MAR 2023
Sema planta 200 mudas de árvores no Parque Municipal das Aves

A ação integra a Semana Municipal da Água de Votorantim, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente

Duzentas mudas de árvores nativas e frutíferas foram plantadas na área do Parque Municipal das Aves pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A ação foi realizada nesta terça-feira (21) durante a Semana Municipal da Água de Votorantim.

As mudas foram instaladas ao redor do parque, ao lado das ruas Gentil Vicente Carrara e Jesus Rodrigues, no Parque Jataí. Uma delas é a grumixama, árvore brasileira nativa da Mata Atlântica cujo fruto é conhecido como a cereja do Norte. Pode alcançar até 15 metros de altura.

A Sema também plantou outras mudas de árvores frutíferas. A lista inclui ingá, araçá, cabreúva e pitanga. A área do Parque Municipal das Aves ainda ganhou exemplares de ipê-amarelo, pau-formiga e cabeludinha.

Durante a Semana Municipal da Água de Votorantim, a Sema plantará outras 100 mudas nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Cubatão. A ação será realizada quinta-feira (23), às 9h, em conjunto com a limpeza de resíduos sólidos e o controle de árvores leucenas (exóticas e invasoras).

Na sexta-feira (24), às 9h, a Prefeitura de Votorantim apresentará oficialmente a revitalização do Parque Municipal das Aves. O local terá cercamento, instalação de playground, academia ao ar livre e nova pista de caminhada.

A Semana Municipal da Água de Votorantim terá outras ações organizadas pela Sema. A programação conta com doação de mudas, palestras, adoção da nascente da futura praça do Pomar Municipal, reestreia das visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central e lançamento do projeto "Os rios e os mares começam aqui".

Fotos: https://bit.ly/3JVtMTG
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim