14 MAR 2023
Semana Municipal da Água terá 27 atividades e plantio de 300 mudas

As atividades promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente serão realizadas entre os dias 20 e 26 de março

A Semana Municipal da Água será realizada entre os dias 20 e 26 de março com 27 atividades. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) promoverá o plantio de 300 mudas de árvores nativas em matas ciliares, a revitalização do Parque Municipal das Aves, a transmissão de 18 palestras, projetos ambientais, adoção da nascente da futura praça do Pomar Municipal pela Concessionárias Águas de Votorantim e a reestreia das visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central.

A programação faz parte do Dia Mundial da Água, instituído em 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desse recurso à vida.

A Sema também fará a limpeza de resíduos sólidos e controle de leucenas (árvores exóticas e invasoras) na Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Cubatão. A ação será realizada quinta-feira (23), atrás do campo de futebol, no bairro Colinas de Santa Mônica.

No encerramento, a Sema promoverá doação de mudas  - evento alusivo à emancipação de Votorantim. A atividade será realizada na praça Lecy de Campos, às 15h.

Confira a programação completa da Semana Municipal da Água:

20 de março (segunda-feira)

Divulgações para a conscientização ambiental sobre recursos hídricos.

Transmissão da palestra “Água é vida” pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com as escolas municipais João Ferreira da Silva, na Vila Pedroso, Lauro Alves de Lima, no Jardim Serrano, Maria do Rosário Arcuri Oliveira, no Jardim Serrano II e Edith Maganini, no Vossoroca.

21 de março (terça-feira)

Plantio de 200 árvores nativas na área de preservação permanente (APP) do Parque Municipal das Aves.

Local: ruas Gentil Vicente Carrara e Jesus Rodrigues, no Parque Jataí.
Horário: 9h

Transmissão da palestra "Água é vida" pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com as escolas municipais Antônio Marciano, no Parque Bela Vista e Betty de Souza Oliveira, na Vila Domingues.

Transmissão da palestra "O Caminho das Águas”, pela Concessionária Águas de Votorantim, para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Ferreira da Silva, na Vila Pedroso, Lauro Alves de Lima, no Jardim Serrano, Maria do Rosário Arcuri Oliveira, no Jardim Serrano II e Edith Maganini, no Vossoroca.

22 de março (quarta-feira)

Adoção da nascente da futura praça do Pomar Municipal. Parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a Concessionária Águas de Votorantim.
Local: avenida Reverendo José Manoel da Conceição, 1.593, Ângelo Vial.
Horário: 9h

Transmissão da palestra "Água é vida" pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com as escolas municipais Aurora Fontes, na Vila Nova, e Patrícia Maria dos Santos, no Jardim São Matheus, Candido dos Santos, no Green Valley.

Transmissão da palestra "O caminho das águas", parceria da concessionária Águas de Votorantim com as escolas municipais Candido dos Santos, do Green Valley, Antônio Marciano, no Parque Bela Vista e Betty de Souza Oliveira, na Vila Domingues.

23 de março (quinta-feira)

Limpeza de resíduos sólidos, controle de árvores leucenas (exóticas e invasoras) e plantio de 100 árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Cubatão.
Local: atrás do campo de futebol, com acesso pela ruas Paschoal Gerônimo Fornazari e Manoel Vasques Pineda, no bairro Colinas de Santa Mônica.
Horário: 9h

Reestreia das visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, no bairro da Chave. Parceria da Concessionária Águas de Votorantim e Emef Mercedes Santucci, do Jardim Novo Mundo.
Horário: 9h às 14h

Transmissão da palestra "O Caminho das Águas” pela Concessionária Águas de Votorantim para as escolas municipais Aurora Fontes, na Vila Nova, Patrícia Maria dos Santos, no Jardim São Matheus, e Cândido dos Santos, no Green Valley.

Dia 24 de março (sexta-feira)

Revitalização do Parque Municipal das Aves: cercamento, instalação de playground, academia ao ar livre, nova pista de caminhada e doação de mudas.
Local: rua Gentil Vicente Carrara, no Parque Jataí.
Horário: 9h

Reestreia das visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, no bairro da Chave. Parceria da Concessionária Águas de Votorantim com a Emef Oscar Bento Mariano, no Jardim Tatiana.
Horário: 9h às 14h

Lançamento do Projeto "Os rios e os mares começam aqui", pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Escola Estadual Pedro Augusto Rangel Filho.
Local: avenida Pedro Augusto Rangel, 1641, Vila Nova.
Horário: 14h

Dia 26 de março (domingo)

Doação de mudas - evento alusivo à emancipação de Votorantim
Local: praça Lecy de Campos. na avenida 31 de Março, centro.
Horário: 15h

Autor: Laura Mazo, com supervisão de Giuliano Bonamim