04 MAR 2023
Parque do Matão volta a ter visitações guiadas para estudantes
Os passeios monitorados são conduzidos por profissionais ligados à Secretaria do Meio Ambiente de Votorantim

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Votorantim retomou as visitas monitoradas no Parque Ecológico do Matão Jonas Domingues. O objetivo é mostrar aos estudantes a importância do espaço para a cidade.

As atividades são voltadas à educação ambiental. A proposta é fazer com que o estudante explore o espaço por meio das trilhas, além de avistar os animais que vivem em liberdade na área verde.

Os passeios monitorados no Parque do Matão reuniram no ano passado 805 alunos. As ações eram restritas às escolas municipais inscritas no Programa Escola Sustentável, mas em 2023 foram ampliadas para as instituições de ensino particulares e estaduais.

No dia 23 de fevereiro, a visita monitorada contou com 38 alunos do Colégio Bela Alvorada. O passeio contou com uma palestra, ministrada por Ricardo Naccarati, cientista ambiental e diretor de planejamento e educação ambiental da Sema.

Os estudantes conhecem as diferentes espécies de plantas e animais existentes no Parque do Matão. Durante o passeio, visitam a nascente de água, o orquidário e o playground. “Elas ainda aprendem sobre a importância do parque para a comunidade em seu entorno, bem como para toda a região”, comenta Ricardo.

A prática do passeio monitorado no Parque do Matão é valiosa para as crianças. Devido à diversidade da fauna e flora preservadas, durante a visita é possível encontrar macacos bugios, esquilo caxinguelê e diversas espécies de aves, além de plantas, como palmeiras, cedros, árvores frutíferas e orquídeas.

Qualquer escola interessada em participar do passeio monitorado deve entrar em contato com a Sema, por meio do endereço eletrônico sema@votorantim.sp.gov.br. O agendamento também pode ser feito pelo telefone (15) 3343-4076.

O Parque do Matão é um refúgio natural com 63 mil metros quadrados na área urbana de Votorantim. Possui pista de caminhada, academia ao ar livre, orquidário, nascente de água, quiosques, playground, trilhas com acessibilidade para cadeirantes e diversas áreas para piquenique.

Está aberto diariamente, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. O endereço é rua Ângelo Delapasi, 117, no Parque Bela Vista.