12 JAN 2023
Votorantim tem previsão de chuva até sexta-feira
A Defesa Civil está em estado de observação para monitorar um possível aumento da intensidade da precipitação pluviométrica
A Defesa Civil de Votorantim está em estado de observação devido à previsão de chuva entre quarta-feira (dia 11) e sexta-feira (dia 13) na cidade. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) estima nessas 72 horas aproximadamente 60 milímetros de precipitação pluviométrica no município.
Nesta quarta-feira, a Defesa Civil de Votorantim registrou 0,2 mm de chuva durante a manhã. Caso o volume aumente, o estado de atenção será ativado para o acompanhamento de áreas vulneráveis.
No início deste ano, a Defesa Civil de Votorantim registrou 60,2 milímetros de chuva nos 10 primeiros dias de janeiro. O número corresponde a 27% da precipitação pluviométrica verificada no mesmo período de 2022.
No ano passado, choveu 221 mm entre 1º e 10 de janeiro. O pico foi registrado no dia 3 com 79,5 mm.
Em caso de chuva intensa, a Defesa Civil trabalha com três possibilidades de alerta: amarelo, laranja e vermelho. A classificação é de acordo com a intensidade da precipitação pluviométrica em um determinado tempo.
O alerta amarelo é definido quando a chuva alcança 50 mm no mesmo dia ou 20 mm e 30 mm no período de uma hora. O laranja com 100 mm em 24 horas ou 30 a 60 mm em uma hora, e vermelho acima de 100 mm em um dia ou superior a 60 mm no intervalo de uma hora.
A Defesa Civil de Votorantim pode ser acionada por meio do telefone 153. O atendimento acontece 24 horas por dia.

Cuidados
Em caso de chuva forte, o cidadão precisa tomar alguns cuidados. A pessoa deve evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos, principalmente próximos aos córregos e ribeirões.
O motorista deve estacionar o veículo em local seguro, e evitar parar o automóvel debaixo de árvore, pois o tronco ou um galho pode cair e provocar acidentes.
A atenção precisa ser redobrada em áreas de encostas, morros e com enxurradas. Procure um lugar seguro. Em caso de raios, desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás.
Autor: Giuliano Bonamim