18 NOV 2022
Caeca completa 11 meses com 90 crianças atendidas
As crianças atendidas são de 0 a 12 anos e 11 meses

Inaugurado em dezembro do ano passado, o Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista (Caeca) completou 11 meses de funcionamento no dia 6 de novembro deste ano. Até o momento, a instituição atende 90 crianças.
São atendidas crianças de 0 a 12 anos e 11 meses. Elas são avaliadas nas unidades de saúde da cidade, em seguida, a criança tem a guia encaminhada para o Caeca. A equipe responsável pela triagem realiza o agendamento da avaliação mais indicada para o paciente conforme o histórico e o diagnóstico, de acordo com o Plano de Atendimento.
O tratamento é realizado de 1 a 3 vezes por semana, em concordância com a demanda necessitada da criança. Sempre que necessário, para a evolução e benefício do tratamento, a equipe entra em contato com a escola onde o aluno é matriculado para discussão de caso e orientação em relação a comportamento, emocional, familiar ou nutricional.
A equipe é formada pelos seguintes profissionais: psicopedagoga, psicóloga, enfermeira, nutricionista, educador físico, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psiquiatra, nutricionista e assistente social.
O  Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista funciona na rua João Valter, nº 28, no Centro. Todos os tratamentos e acompanhamentos feitos pelos profissionais às crianças são gratuitos e voltados exclusivamente para residentes em Votorantim.

Autor: Fernanda Sena, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano