20 JUN 2022
Mutirão castra 120 cães e gatos no primeiro dia de atividade

Cento e vinte cães e gatos foram castrados no primeiro Mutirão de Castração de Animais. O evento aconteceu no sábado, dia 18, no Centro de Controle de Zoonoses de Votorantim. Logo cedo, os tutores começaram a levar seus gatos e cachorros para os procedimentos veterinários necessários antes da operação de castração.
A prefeita Fabíola Alves foi ao Centro de Controle de Zoonoses logo pela manhã para acompanhar os trabalhos dos técnicos da área de Zoonoses e dos veterinários. Lá, ela conversou com a equipe técnica responsável pelas castrações, bem como, com pessoas ligadas à causa animal. A secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, falou da importância da mutirões como esse para evitar que os animais fiquem sem lar, fiquem abandonados nas ruas e, dessa forma, acabem levando doenças para a população. Leishmaniose, raiva, carrapatos e pulgas são alguns dos problemas que podem ser passados dos animais para os humanos.

Orientação
Durante o período em que esperavam o procedimento de castração de seus bichinhos, os tutores receberam orientação dos cuidados pós-operatórios de alunos de medicina veterinária da Universidade de Sorocaba.
Esse foi o caso, por exemplo, da tutora Daniele Francine, que levou cinco gatos para castrar logo pela manhã. Ele enalteceu a realização de mutirões como esse e ressaltou que eles são importantes para evitar que os animais procriem e fiquem soltos por aí. Outra que levou o gato para castrar e elogiou a ação da Prefeitura foi a tutora Nilcéia Braga Edgard, moradora do Parque Santa Márcia. “O mutirão é muito importante pois evita de ter mais animais na rua, sem lar, mais animais perdidos, mal tratados. Essa ação está salvando muitos gatos, muitos cachorros”, disse.
Mais mutirões
Outros mutirões estão previstos para serem realizados. Em agosto, acontece um mutirão no bairro Itapeva, em outubro no Pró-Morar e, em janeiro no Novo Mundo. No total, serão castrados mil animais.
As ações do mutirão são focadas em cinco regiões de Votorantim. Os bairros Parque Santa Márcia e Vossoroca foram escolhidos por critério epidemiológico, pois apresentam os maiores números de notificações de casos de Leishmaniose Visceral Canina em 2021. Já o Itapeva, Novo Mundo e Promorar terão o Mutirão de Castração por critério de vulnerabilidade social.

Autor: Marcel Stefano