15 DEZ 2021
Votorantim disponibiliza mais de mil vagas em creches municipais para 2022
A inscrição pode ser feita por qualquer familiar da criança, mas a matrícula somente pelos pais ou responsável legal

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Educação (Seed), disponibilizará 1.100 vagas em creches para o ano letivo de 2022. Para inscrever as crianças, os pais ou responsáveis devem comparecer à Seed, localizada na avenida Santo Antonio, 562, bairro Barra Funda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

As inscrições podem ser realizadas em qualquer época do ano. As vagas vão surgindo e sendo preenchidas, direcionadas de acordo com critérios técnicos.

O familiar pode indicar até três creches de sua preferência. As vagas são de período integral e estão disponíveis exclusivamente para residentes de Votorantim.

Ao todo, Votorantim tem 22 creches. As unidades têm capacidade e estrutura para atender 3.150 crianças de 0 a 3 anos de idade.

A Secretaria da Educação ressalta que o número de vagas na cidade é suficiente para atender a demanda de crianças. Porém, há um pequeno déficit, pois alguns pais optam por aguardar vaga em uma unidade específica.

Ao completar quatro anos, a Secretaria da Educação encaminha a criança para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ou para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF). Os pais são orientados para que possam fazer a matrícula na própria escola.

Documentos necessários

No ato da inscrição para a vaga em creche, são necessários somente os documentos de certidão de nascimento e comprovante de endereço. O processo pode ser feito por qualquer familiar da criança.

Já para a matrícula, são necessárias cópias do comprovante de endereço atualizado no nome de um dos pais, cópia do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) da criança, cópia da carteira de vacinação, cópia do RG e CPF dos pais, cópia da carteira de trabalho ou comprovante de trabalho dos pais (em caso de declaração, abrir firma em cartório). A lista inclui ainda cópia da certidão de nascimento da criança, cópia do Número de Identificação Social (NIS), caso receba bolsa família, e uma foto 3x4 da criança.

Se a criança tiver alguma deficiência ou doença grave, é necessário apresentar o laudo médico. E se, porventura, o aluno tiver somente um responsável (monoparental), será necessário também declarar na Seed, no ato da matrícula, apresentando uma certidão de óbito ou de guarda. Somente o pai, a mãe ou o responsável legal pode realizar a matrícula.
Autor: Giuliano Bonamim