09 JUN 2020
Secretaria de Cidadania realiza Operação Dignidade nos períodos da manhã e noite ​

Durante a pandemia, Prefeitura oferece centro de acolhimento a pessoas em situação de rua no ginásio do Mirante dos Óvnis

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM), realizou nesta segunda-feira (08) mais uma Operação Dignidade, tanto pela manhã quando pela noite, para abordar e orientar as pessoas em situação de rua. A ação também teve auxílio do CAPS AD, Zoonoses e Secretaria da Saúde.

Os agentes percorreram a região central e outros pontos utilizados pelas pessoas em situação de rua. Durante a abordagem, explicavam que existe um abrigo emergencial, montado no ginásio municipal Mirante dos Óvnis, onde é oferecido banho, trocas de roupa, alimentação, pernoite, além de uma triagem nos quadros de saúde a fim de verificar casos suspeitos do novo coronavírus.

"O intuito dessa operação é a sensibilização das pessoas em situação de rua sobre o perigo de permanecer nesses locais em tempos de pandemia e também com o tempo mais frio", explicou a Secretaria de Cidadania.

No entanto, dos abordados pela operação, apenas uma pessoa aceitou ir ao abrigo do ginásio. O motivo, conforme acrescenta a pasta, pode estar nas doações que eles recebem. "Quando chegamos nos locais, eles já estavam com alimentos, como sopa, cachorro quente, refrigerante. Isso desestimula a ida deles para o ginásio de abrigo e compromete o trabalho da assistência, fazendo com que eles permaneçam na rua esperando por essas doações", frisou.

Acolhimento durante a pandemia

Sobre o centro de acolhimento, a Seci explica que é voltado para as pessoas que já fazem parte do cadastro e do acompanhamento contínuo realizado pelas equipes de assistentes sociais em Votorantim. "A ação percorre constantemente as ruas centrais e bairros da cidade, então mapeamos praticamente todos os principais locais e moradores, o que nos auxilia neste momento a planejar este acolhimento".

Caso algum munícipe queira encaminhar uma pessoa em situação de rua ou então obter mais informações sobre o serviço, basta entrar em contato com a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda pelo telefone 3353-8648 ou pelo WhatsApp em 3353-8758/8732. O atendimento é realizado das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.