18 OUT 2017
Em parceria com Cartório Eleitoral, Prefeitura inicia agendamento para biometria obrigatória

A Prefeitura de Votorantim firmou uma parceria com a Justiça Eleitoral do município para o cadastramento biométrico obrigatório. O Serviço Integrado de Informação ao Cidadão (Siic), situado no saguão do Paço Municipal, está realizando o agendamento para os eleitores, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Em Votorantim a biometria deve ser cadastrada no cartório eleitoral (220ª ZE) e na Central de Atendimento instalada no shopping Esplanada Iguatemi. É necessário agendar horário no site do TRE ou no balcão do Siic e levar, no dia marcado, documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver.

Conforme o cartório eleitoral, o eleitor inscrito na cidade até 20 de agosto de 2015 deve cadastrar as suas digitais, sob pena de cancelamento do título. O prazo final da biometria obrigatória é 23 de março de 2018.

Na cidade a expectativa é cadastrar os 87.681 eleitores. O objetivo do cadastramento biométrico é reconhecer o eleitor pelas digitais na hora do voto a fim de evitar qualquer possibilidade de fraude durante a sua identificação. O procedimento visa, ainda, a confirmação do endereço residencial e a atualização dos demais dados, além de contribuir para detectar duplicidades no cadastro eleitoral.

O eleitor que tiver o título cancelado é impedido de praticar alguns atos da vida civil, como obter passaporte, matricular-se em instituição oficial de ensino e tomar posse em cargo público.

Atendimento

O cartório eleitoral atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na rua João Walter, 262, no Centro. Já a Central de Atendimento no Shopping Esplanada Iguatemi, atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.