Manutenção do índice de zero de casos da doença mobiliza equipes na cidade
Embora Votorantim não tenha registrado nenhum caso de dengue, zika ou chikungunya neste ano, a Prefeitura do município segue com suas diversas ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. De janeiro a junho de 2016, foram confirmados 39 casos de dengue na cidade.
Enquanto os agentes de endemias do Departamento de Vigilância em Saúde já visitaram desde o início deste ano mais de 25 mil residências para verificar se há focos do mosquito, as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino fazem trabalhos de conscientização com os mais de 12 mil alunos, que, desse modo, replicam as informações de combate ao Aedes aegypti em suas casas.
Ações contínuas
Vale destacar também que os agentes de endemias continuam visitando as moradias diariamente. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, é necessário ainda que o cidadão mantenha as condutas no combate ao Aedes. “Não podemos relaxar. Temos que prosseguir este trabalho em conjunto com a população”, ressalta.
Além disso, a Sesp realiza constantemente ações de limpeza de áreas e terrenos que possuam materiais inservíveis. Desde o início de 2017, já foram retirados centenas de caminhões de entulho, auxiliando no combate ao mosquito.