Cerca de 300 pessoas estiveram no evento, que contou com a participação de cidades da região
Com a participação de representantes da Defesa Civil de cidades da região administrativa de Sorocaba, aconteceu nesta terça-feira (28), no auditório municipal de Votorantim, a Oficina Preparatória para Operação Estiagem (Opoe) de 2017. Estiveram presentes cerca de 300 pessoas. O evento foi organizado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Votorantim.
Compuseram a mesa de autoridades o prefeito de Votorantim; o diretor estadual de Defesa Civil e tenente coronel da PM, Anderson Lima de Oliveira; o presidente da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Votorantim e secretário de Serviços Públicos, Antônio Carlos da Cruz; o major Miguel Ângelo de Campos, comandante interino do 15º Grupamento de Bombeiros, e o capitão da PM Ivam Luiz Godinho, que é coordenador regional da Defesa Civil.
O chefe do Executivo de Votorantim cumprimentou a todos os presentes e disse que era uma honra para Votorantim receber um evento tão importante. “Quero aqui destacar a grandiosidade do trabalho da Defesa Civil, que é preventivo e acolhe as pessoas, prestando socorro às famílias atingidas pelos desastres naturais”, contou.
O diretor estadual da Defesa Civil, Anderson Lima de Oliveira, ressaltou a importância deste órgão, pois trabalha dia a dia administrando desastres e na gestão de ocorrências. “A troca de experiências que acontecem neste seminário é fundamental para a área de gestão de desastres. É um conjunto de ações para o bem comum”, disse.
Já o presidente do Comdec de Votorantim contou que a administração já estuda criar a Comissão de Defesa Civil na cidade, pois hoje funciona como um conselho. “Em uma comissão toda a comunidade participa, e isso auxilia muito na prevenção de futuros desastres”, explicou.
Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que os coordenadores participaram de palestras voltadas à questão administrativa e os brigadistas de treinamento no posto do Corpo de Bombeiros de Votorantim.
Na pauta do seminário estiveram os assuntos: Sistema Estadual de Defesa Civil; A Importância da Formação Regional de Brigadistas e Acionamento; Operação corta-fogo: Ações de prevenção, controle, monitoramento e combate a incêndios florestais; situação do Aedes aegypti na região; Ações conjuntas entre a Polícia Ambiental e Prefeitura, além do Plano de Contingência.