A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), realizou nesta sexta-feira (24) o Carnaval da Inclusão, no Aquário Cultura “Claudir Calixto Mainardi”, em Votorantim. Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que tem por intuito fazer com que a socialização, junto com muita festa e alegria, chegue aos moradores de residências terapêuticas e hospitais psiquiátricos, além dos frequentadores do serviço de saúde mental.
A festa carnavalesca é incluída na programação há 11 anos e reúne centenas de pessoas que não possuem muitas oportunidades de diversão durante o ano. A organização fica por conta da Associação Cultura Votorantim (ACV). São oferecidos lanches, refrescos, além de serpentina e confetes, ao som de marchinhas tradicionais. Neste ano participaram do evento foliões das cidades de Votorantim, Sorocaba, Piedade, Salto de Pirapora, Capela do Alto e Cerquilho.
De acordo com o secretário de Cultura, a proposta foi de aumentar a participação da sociedade e permitir que a inclusão se dê por completo, e não apenas por estar inserida na programação carnavalesca. Os organizadores contaram com o auxílio de voluntários para se unir aos convidados especiais da folia, com desprendimento e solidariedade, levando alegria e amor, em um gesto de carinho e humanidade.