A Secretaria da Saúde de Votorantim (Sesa), por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) – DST – Aids, estará na Praça de Eventos “Lecy de Campos”, na segunda e terça-feira de Carnaval, promovendo a distribuição de preservativos masculino e feminino, além de panfleto educativo. A ação tem o objetivo de conscientizar principalmente os jovens quanto as doenças sexualmente transmissíveis.
Nesta sesta-feira o SAE realizou o último dia da campanha pré-carnaval, no terminal de ônibus “João Souto”, que acontece desde quarta-feira (22), onde além de distribuir preservativos, ofereceu testes rápidos para HIV e Sífilis.
De acordo com a coordenadora do SAE, Maria Goreti Martins Marques, até a manhã desta sexta, 249 pessoas realizaram os testes. Ela conta que em dez testes o resultado foi positivo para Sífilis. Para HIV todos tiveram resultados negativos.
O médico Edison Luiz de Campos Junior, destaca a importância desse teste rápido. Segundo ele, as pessoas devem se conscientizar e adotar os métodos de prevenção. “Somente neste ano tivemos três novos diagnósticos de HIV na cidade”, ressalta. De acordo com ele, cerca de 250 pacientes fazem tratamento da doença na cidade.
Conforme explica o médico, casos de HIV vem apresentando aumento significativo nos últimos anos no país. “Tanto o HIV quanto a Sífilis são doenças silenciosas, não apresentam sintomas iniciais e por isso a necessidade dos exames preventivos”, disse. Ele reforça ainda que em relação a Sífilis, a maior preocupação é com as mulheres em período gestacional, o que pode oferecer riscos para o desenvolvimento do feto.
Edison explica ainda que procura conversar com todas as pessoas que realizam o teste rápido. Mesmo que o resultado do exame seja negativo, elaboramos um questionário e com isso temos condições de apontar a necessidade de prevenção. “Nesse momento a nossa maior preocupação é com os jovens”, declara.
O evento também tem o objetivo de informar as pessoas, que o SAE realiza exames de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis de forma gratuita durante todo o ano, tendo inclusive o teste rápido. O serviço fica na rua João Alarcon, 50, no Jardim Icatu, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Quem aproveitou esta manhã para fazer o teste foi o montador Willians Manoel Bento, 36 anos. Ele conta que é a primeira vez que faz o teste rápido e acredita ser muito importante. “O quanto mais rápido descobrirmos a doença, maior a chance de um tratamento de forma correta”, disse.
Quando apontado os casos positivos, a pessoa é encaminhada ao SAE para que faça mais exames e receba os cuidados necessários. Para mais informações 3343-2740.