Os 22 alunos do Curso de Eletricidade Básica receberam os certificados de conclusão no sábado, (07) na EE“Selma Maria Martins Cunha”, Jardim Tatiana, mesmo local onde as aulas foram ministradas , todos os sábados desde 11 de abril deste ano, tendo 120 horas de duração. Durante o curso totalmente gratuito os alunos receberam instruções sobre Instalação Predial, Correntes Contínua e Alternada, Comandos Elétricos Industriais, entre outros.
A formação foi uma parceria entre a Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria da Cidadania e Geração e Renda e o programa “Escola da Família”. Vários formandos já trabalham na área e procuraram o curso para aprender mais e continuar trabalhando, porém, com o conhecimento técnico, segurança e qualidade. Quem não conhecia trabalho com eletricidade e aproveitou o curso para ter uma qualificação profissional e conseguir emprego numa empresa, ou, trabalhar por conta própria.
Para Francisco das Chagas Salles que já trabalha no setor, o curso significa melhoria de salário e atualização da carteiro de trabalho. " Agora vou apresentar o certificado na empresa e ser registrado como eletricista", contou.
O mestre de obras Agostinho Nunes da Silva informou que o aprendizado sobre eletricidade vai dar a ele mais qualificação. "Ser mestre de obras não significa saber tudo. Aprendi muito mais e vou aplicar os conhecimentos", disse.
De acordo com o professor do Curso de Eletricidade Básica, Brás Carlos Martins os alunos aprenderam teoria e prática na própria sala de aula. "O curso envolveu, inclusive a parte técnica com cálculos e suas aplicações. Fizemos questão de montar uma bancada com os muitos tipos de equipamentos utilizados em montagens e manutenção elétricas”, informou.