A construção do 1º Ecoponto monitorado e ser implantado em Votorantim entra em fase de acabamento. O objetivo da Secretaria do Meio ambiente é assim que concluído entre em funcionamento para atender a demanda daquela região. A obra vem sendo realizada pela Prefeitura de Votorantim com fiscalização da Secretaria de Obras e Urbanismo.
O espaço de aproximadamente 300 m² de área construída está sendo implantado em área anexa ao futuro Parque do Quatis, com acesso pela avenida José Gonçalves Romero, no Jardim Europa. Os bairros São Matheus, Tatiana e Parque Bela Vista também receberão o dispositivo para que a população possa depositar os materiais inservíveis de maneira correta e de acordo com a legislação ambiental.
O ecoponto estrutural e monitorado será utilizado para que os moradores do bairro possam depositar diversos tipos de resíduos a serem reencaminhados para os projetos de gerenciamento de resíduos já praticados pela Sema, bem como para o futuro aterro de inertes. O Secretário de Meio Ambiente explica que assim que concluído essa primeira unidade, os moradores daquela região já poderão fazer o descarte de seus materiais. “Um segundo já está em fase de início de construção da região do Jardim São Matheus”, disse.
O Ecoponto em construção está em fase de acabamento e contará com piso impermeabilizado, cobertura contra chuvas, guarita de monitoramento, iluminação noturna e baias para acondicionamento de restos de resíduos de poda e jardinagem; madeira; resíduos da construção civil (RCC de pequenas reformas e obras); resíduos volumosos (colchão, geladeira, sofá, etc); pneus inservíveis; lâmpadas fluorescentes; bitucas de cigarro; resíduos eletrônicos; pilhas; baterias e materiais recicláveis.
A Sema explica que com a implantação desses Ecopontos a Prefeitura pretende reduzir o volume de resíduos descartados irregularmente em diversas áreas situadas no município.