A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votorantim está realizando uma série de ações dentro do Dezembro Vermelho. A campanha é dedicada à prevenção do HIV, ao enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ao combate ao estigma envolvendo pessoas vivendo com HIV/AIDS.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Estratégia Saúde da Família (UESFs) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) são pontos de testagem. O processo é gratuito para a população e o resultado fica pronto em 30 minutos.
Como pontapé inicial do Dezembro Vermelho, Votorantim desenvolveu a Campanha Fique Sabendo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, ação fundamental para o enfrentamento das ISTs, HIV e AIDS. A campanha está alinhada às metas globais do Unaids e aos compromissos do Estado com a equidade, o acesso universal à saúde e a promoção da saúde sexual e reprodutiva.
Durante esse período, houve a intensificação da oferta de testes rápidos de HIV e sífilis, medida essencial para o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento. As equipes de saúde também desenvolveram ações externas de orientação e testagem, incluindo atividades em feiras livres, em um condomínio empresarial e em unidades de saúde.
O objetivo é ampliar o acesso da população à prevenção, fortalecer o cuidado integral e promover a conscientização para a redução do estigma e do preconceito, garantindo melhor qualidade de vida às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS. A campanha segue ao longo do mês, reforçando o compromisso de Votorantim com a promoção da saúde, a prevenção e a ampliação do acesso à informação e ao diagnóstico.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim