A Secretaria da Educação tem realizado nas unidades do sistema municipal de ensino o programa Samu na Escola. Conduzida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a capacitação atende às exigências da Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018), que tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e creches públicas e privadas da educação básica.
A iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais para agir em situações de emergência, contribuindo para a segurança e o cuidado com alunos e demais integrantes da comunidade escolar.
Com orientações e atividades práticas, o treinamento reforça a importância de conhecer os procedimentos adequados para o atendimento inicial em situações que exigem atenção imediata.
Aulas apenas de manhã
Nos dias de treinamento, as unidades escolares têm atividades letivas em apenas um período, sem atendimento aos alunos à tarde, e as famílias são comunicadas previamente pelas escolas.
A participação dos funcionários que atuam nas jornadas de trabalho contempladas pela formação é obrigatória. A medida busca garantir que os profissionais estejam preparados para lidar com possíveis situações de emergência no ambiente escolar, em consonância com a legislação vigente.
Algumas unidades participam juntas da capacitação, conforme o cronograma estabelecido e divulgado em todas as escolas. Nesses casos, as equipes gestoras organizam os horários e os deslocamentos, respeitando o intervalo para almoço dos funcionários.
As unidades escolares que não constaram na programação deste semestre serão atendidas em uma próxima etapa, com agendamento oportuno.
Em caso de dúvidas ou intercorrências, os responsáveis pelas unidades escolares devem procurar a Orientação Pedagógica na Secretaria da Educação.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: André J Gomes
Local: Votorantim