Os 100 pacientes convocados para o mutirão de cirurgias de catarata participaram da etapa de exames pré-operatórios, entre os dias 22 e 23 de agosto, no Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça. As pessoas passaram por avaliações médicas e tiveram as cirurgias agendadas, previstas para setembro.
A ação é promovida pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, e tem como objetivo reduzir a fila de espera por esse procedimento oftalmológico no município. Os pacientes convocados fazem parte da demanda reprimida da Central de Regulação Municipal e foram selecionados por critérios técnicos.
Entre os procedimentos pré-operatórios, os pacientes fizeram exames de biometria e mapeamento de retina. Essas etapas são fundamentais para garantir a segurança e eficácia das cirurgias.
A aposentada Cleusa Diniz Nogueira, 73 anos, moradora da Vila Nova, aguarda há quatro anos a cirurgia. “Quero que chegue logo esse dia. A catarata atrapalha, deixa a minha visão embaçada e tenho medo de cair”, conta. A paciente passou por exames pré-operatórios e foi informada que o procedimento cirúrgico deve acontecer em setembro.
Moradora do Jardim Toledo, a aposentada Benedita de Moraes Alves, 80 anos, também foi convocada para os exames pré-cirúrgicos. “São dois anos aguardando na fila e agora eu vou conseguir”, diz.
A Prefeitura de Votorantim ressalta que o mutirão representa mais um passo importante no compromisso da administração em ampliar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade. A cirurgia de catarata é considerada essencial para recuperar a visão e devolver qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.