A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, auxiliou o registro de 34 cães e gatos que vivem no assentamento Rosa Luxemburgo. Os animais foram inseridos no SinPatinhas, um sistema nacional de identificação e registro do Ministério do Meio Ambiente.
A ação aconteceu na sexta-feira (8) e fez parte de um cronograma especial da Secretaria do Meio Ambiente para a comunidade. O trabalho também inclui o censo animal e o cadastro para castração previsto para setembro.
A Secretaria do Meio Ambiente de Votorantim informa que o cadastramento é gratuito e fundamental para garantir a identificação oficial dos animais, facilitar a devolução em casos de perda ou fuga e auxiliar no planejamento de campanhas de castração e vacinação. A inscrição no SinPatinhas também contribui para o controle populacional ético de cães e gatos.
O cadastro do pet pode ser feito por meio do site
sinpatinhas.mma.gov.br. O tutor deve acessar via conta gov e inserir os dados no sistema. Um dos passos é carregar uma imagem do bichinho para gerar o RG Animal, sem custo. Um QR Code é criado e pode ser colocado na coleira do cão ou do gato.