02 JUN 2023
Programa auxilia população de baixa renda a ter melhor condição de moradia
O trabalho é desenvolvido em Votorantim pela Cohap, com auxílio de engenheiros e arquitetos voluntários

Votorantim oferece um apoio especializado e gratuito para a população de baixa renda ter uma melhor condição de moradia. O trabalho desenvolvido pelo programa de Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social (Athis) tem o foco no fornecimento de projeto padrão de casas populares, além de auxiliar na regularização, reforma e melhorias da construção.

O programa Athis é desenvolvido pela Nova Companhia de Habitação Popular (Cohap) de Votorantim para o cidadão com renda mensal de até três salários mínimos. O objetivo é diminuir o déficit qualitativo nas moradias de interesse social.

O processo é dividido em etapas. O interessado deve procurar a unidade da Nova Cohap de Votorantim e preencher uma ficha de atendimento com os dados da demanda. Em seguida, profissionais voluntários das áreas de engenharia e arquitetura fazem a visita técnica e a orientação à solução. O trabalho é finalizado com o encaminhamento legal e o acompanhamento do caso.

A edificação precisa estar enquadrada em critérios estabelecidos pelo programa Athis para receber o apoio técnico. A lista inclui ter uma área construída total da unidade imobiliária de até 70 metros quadrados, terrenos com área de até 200 metros quadrados para habitação de interesse social ou popular, e gabarito de altura máxima igual a dois pavimentos.

O presidente da Nova Cohap, Antônio Carlos Ribeiro Abibe, ressalta que quatro projetos já estão em análise. A pessoa interessada pode obter informações pelo site www.cohapvotorantim.com.br ou por meio do telefone (15) 3353-8675.

O protocolo de intenções para o desenvolvimento do programa Athis foi assinado em 7 de dezembro de 2021 durante uma cerimônia no Auditório Municipal Francisco Beranger. O documento foi assinado pela prefeita Fabíola Alves e por representantes da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) - Núcleo Sorocaba.

A Nova Cohap fica na avenida Moacir Oséias Guiti, 51, Jardim Paraíso, em Votorantim. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.