07 ABR 2023
Programa beneficia a empregabilidade de pessoas com deficiência em Votorantim
Polo de Empregabilidade Inclusiva realizou mais de 70 atendimentos na cidade

Votorantim tem uma unidade do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) para promover a inclusão, a permanência e o desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho. Desde agosto de 2022, o posto já promoveu 70 atendimentos.

O PEI é desenvolvido pelo governo do estado de São Paulo, por meio das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, com apoio da Prefeitura de Votorantim. Integra o programa estadual Meu Emprego Inclusivo, ancorado em seis ações: qualificação profissional e empreendedora, intermediação de mão de obra, busca ativa, habilidade profissional, emprego apoiado e entrevista.

À procura de emprego, o garçom Leon Vieira Silva, 32 anos, esteve no PEI de Votorantim para tentar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. O morador do bairro Vossoroca tem uma lesão na coluna vertebral e está há quatro meses desempregado.

Leon foi atendido no PEI. Uma funcionária elaborou o perfil vocacional e o currículo. O processo tem continuidade com a triagem de acordo com a vaga procurada pelo candidato.

Segundo Leon, o PEI facilita a busca pelo emprego por pessoas com deficiência. “No meu caso, por ter limitações de saúde, às vezes fica difícil conseguir um emprego específico. No polo, é um caminho mais facilitado”, comenta.

O objetivo do PEI não é somente incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O programa também presta assistência às empresas contratantes.

A unidade do PEI funciona no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), às sextas-feiras, das 9h às 16h. O prédio está localizado na avenida Newton Vieira Soares, 475, centro, próximo ao Terminal Urbano de Votorantim e ao Auditório Municipal Francisco Beranger. Os telefones de contato são (15) 3343-1013 ou (15) 3343-1020.

Fotosbit.ly/3ZAq86h
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim