04 AGO 2022
2º Mamaço de Votorantim atrai dezenas
No evento também foi relançado o Programa Bebê Saudável, de acompanhamento dos recém-nascidos
Dezenas de puérperas e mães que ainda estão amamentando seus filhos participaram na manhã de ontem do 2º Mamaço, organizado pela Secretaria da Saúde (Sesa) em comemoração ao Dia Mundial da Amamentação (festejado no dia 1 de agosto). O evento, realizado na praça em frente ao Paço Municipal, também foi marcado pelo relançamento do Programa Bebê Saudável, de acompanhamento dos recém-nascidos.
Durante o evento, as mamães foram incentivadas a amamentar e receberam orientações sobre a pega correta e posições para colocar o bebê, para não lesionar as mamas. O leite materno é muito importante para a saúde e desenvolvimento dos bebês até os dois anos de idade.
Segundo a secretária da Saúde Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, “o aleitamento é ideal para a nutrição do bebê e também para reforçar os vínculos psicológicos e afetivos entre o bebê e a sua mãe”. No evento, uma mãe sugeriu que a Sesa colocasse em formato de vídeo as orientações dadas às mães. Izilda achou interessante a sugestão e já planeja colocar em prática tal iniciativa, de forma a ampliar a disseminação dessa informação tão relevante para as mamães que sofrem durante o período da amamentação.
A prefeita Fabíola Alves participou do evento e falou da importância de atividades como essa incentivando o aleitamento materno, bem como, do relançamento do programa Bebê Saudável.

Programa Bebê Saudável
O Programa Bebê Saudável também será relançado. O objetivo é ligar as mães aos serviços de saúde. Assim que as mulheres saem da maternidade será realizado um cadastro dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima.
Por meio deste cadastro já será agendada a consulta com o pediatra após alguns dias para o bebê e ginecologista para a consulta do puerpério (28 dias após o parto), visto que ambos necessitam do acompanhamento médico, a mãe e o filho.
O programa também é voltado para direcionar e receber bebês que apresentaram alguma alteração ou complicação durante o nascimento para a pediatria nas Unidades de Saúde ou para a Policlínica com as especialidades de pediatria de alto risco.
Autor: DECOM