13 ABR 2022
Teste de acuidade visual é iniciado em estudantes de Votorantim
Foto Noticia Principal Grande
Crédito: Arte de Marcelo Claro sobre imagem de Thaís Verderamis / Prefeitura de Votorantim
A ação é realizada em alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais

A Prefeitura de Votorantim iniciou nesta semana os testes de acuidade visual em estudantes matriculados no sistema municipal de ensino. Um grupo de 24 alunos, de um total de 180 analisados nesse início de trabalho, apresentou alguma dificuldade em enxergar e teve consultas médicas agendadas na Policlínica Municipal.

Os testes foram iniciados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Abimael Carlos de Campos, situada na Vila Dominguinho. Em dois dias, 180 das 281 crianças matriculadas foram analisadas por profissionais da saúde.

A professora de ensino fundamental Ângela de Oliveira Ribeiro, de 40 anos, ressalta a importância desse teste nas crianças. “Será muito bom porque realmente têm vários alunos na sala de aula que apresentam dificuldade de enxergar a lousa”, conta.

O objetivo do governo municipal é realizar esses testes em todas as escolas municipais de Votorantim, nos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As crianças identificadas com algum problema visual já recebem uma guia de atendimento, com dia e horário da consulta com um médico oftalmologista.

A ação é uma parceria das secretarias da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa). A equipe responsável pelos testes é formada por uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem. O objetivo é analisar o quanto a criança consegue enxergar com nitidez, distinguindo formas, cores e tamanhos.
Autor: Thaís Verderamis, com supervisão de Marcel Stefano