10 DEZ 2021
Votorantim lança programa habitacional Vila do Aconchego
Foto Noticia Principal Grande
Imagem ilustrativa de residências da Vila do Aconchego. Crédito da foto: Divulgação / NovaCohap / Prefeitura de Votorantim

A Prefeitura de Votorantim lançou nesta terça-feira (7) o programa habitacional Vila do Aconchego. O projeto será voltado a idosos com 60 anos ou mais de idade e pessoas com deficiência (PcD).

A Vila do Aconchego será um conjunto de 15 residências, cada uma com 43 metros quadrados de área construída em terrenos regularizados, de 140 metros quadrados, no bairro Promorar. O programa criado pela Nova Companhia Municipal de Habitação Popular (NovaCohap) de Votorantim visa a inclusão, o acolhimento e a valorização da pessoa para uma vida mais digna.

O idoso com 60 anos ou mais de idade e a pessoa com deficiência precisam se enquadrar em alguns critérios. Entre eles, ter uma renda de 0 e 3 salários mínimos, ser cadastrado em programas habitacionais no município, residir em Votorantim e não possuir imóvel em seu nome.

O processo de seleção será feito por meio dos dados coletados no Cadastro Único para Programas Sociais e no Sistema Único de Saúde (SUS). Os pré-selecionados passarão por uma entrevista e, posteriormente, a NovaCohap fará um sorteio para a definição dos futuros moradores da Vila Aconchego.

O projeto será implantado por meio de locação social. Na prática, o morador sempre pagará um aluguel, cujo valor não ultrapasse 30% da renda.

A ideia do projeto também é integrar esses moradores em um bairro já estruturado, com equipamentos sociais e vizinhança. O programa também contará com a integração de diversas secretarias, as quais acompanharão essa população-alvo em ações de cidadania, esporte e saúde.

Autor: Giuliano Bonamim