08 NOV 2021
Equipes da Zoonoses fazem arrastão no Jardim Clarice
Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Votorantim começaram na manhã desta segunda-feira, dia 8, a visitar as casas no Jardim Clarice com o objetivo de recolher materiais inservíveis e que possam acumular água e virar criadouro do mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue. A ação faz parte da Semana de Mobilização Nacional Contra a Dengue, deve durar até o final do mês e vai visitar também imóveis na Vila Domingues, Vossoroca e Parque Bela Vista.

Nesta segunda-feira, são realizadas ações de arrastão em casas do Jardim Clarice e atividades educativas na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jataí.  A equipe do Centro de Controle de Zoonoses explica que os técnicos passam de casa em casa com o objetivo de retirar copos, garrafas e outros materiais que possam acumular água e servir de criadouro. Além disso, orientam os moradores daquela região de que forma podem colaborar para evitar que a dengue atinja aqueles bairros.  A ação do CCZ terá apoio de equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), que ficarão responsáveis pelo recolhimento dos materiais retirados de dentro das casas visitadas. Os técnicos do Centro de Zoonoses também aplicam veneno em pontos estratégicos para combater o mosquito.

Ações educativas

Ao longo da semana estão previstas atividades educativas e novos arrastões. Nesta terça-feira (9), a atividade educativa acontece no Terminal de Ônibus João Souto. Na quarta-feira (10), o mesmo acontece na Prefeitura de Votorantim e na Escola Municipal Professora Edith Maganini. Na quinta-feira (11), a ação será na Escola Municipal Antonio Marciano e, na sexta-feira (12), na UBS do Jardim Clarice e na Escola Municipal Professora Betty de Souza Oliveira.

Fiscais uniformizados

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, os técnicos e fiscais do CCZ estarão devidamente uniformizados com crachás e coletes, para evitar a ação de oportunistas. A orientação é que, caso o munícipe desconfie, pode entrar em contato com o Centro de Zoonoses pelo telefone 3243-3807.

O Centro de Controle de Zoonoses está vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Votorantim e funciona na avenida Santo Antônio, nº 1.245.