22 JUL 2021
Votorantim vacina pessoas em situação de rua contra Covid-19
A Prefeitura de Votorantim vacinou 18 pessoas em situação de rua contra Covid-19, na manhã desta quinta-feira (22), no Centro Esportivo e Recreativo Municipal Aldovir Gori (Cermag). O trabalho foi feito em conjunto com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda.

O imunizante foi aplicado por duas profissionais da saúde em indivíduos entre 21 e 52 anos de idade. Após receberem a dose, as pessoas receberam o comprovante de vacinação. O papel contém o nome, a data da aplicação e a marca da vacina.

Desde 1º de junho, a Prefeitura de Votorantim transformou o Cermag em um local provisório de acolhimento. O objetivo, além de proporcionar mais cidadania, também é fornecer serviços de higiene e alimentação durante a pandemia do coronavírus.

A iniciativa faz parte do Programa Reviver. O projeto é focado no resgate da cidadania de pessoas em situação de rua em Votorantim.

O Programa Reviver começou a ser estruturado no início do ano pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda. O resultado desse trabalho de acolhimento no Cermag ocorreu graças a um trabalho em conjunto com as secretarias de Desporto, Saúde, e Cultura, Turismo e Lazer.

As pessoas em situação de rua foram convidadas a visitar as dependências do Cermag durante as abordagens semanais feitas por assistentes sociais e cuidadores vinculados à Secretaria de Cidadania e Geração de Renda. Algumas delas já frequentavam a casa de passagem Dr. Josmar Mariano da Silva.

Estrutura

A estrutura montada no Cermag conta com 20 camas. Elas foram distribuídas pela quadra mantendo um distanciamento seguro devido à pandemia do novo coronavírus.

No local, as pessoas em situação de rua têm cobertores e travesseiros. Chuveiros e banheiros foram colocados à disposição para a higiene pessoal. O governo municipal também oferece alimentação.