06 JUL 2021
Votorantim libera vacina contra gripe para toda população a partir do dia 12

A Prefeitura de Votorantim vai ampliar a partir de segunda-feira (12) a cobertura vacinal contra a gripe. As pessoas acima de 6 meses de idade, ainda não imunizadas, poderão receber a dose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade.

A medida será tomada em consonância com a decisão anunciada segunda-feira (5) pela Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo. As vacinas serão aplicadas enquanto durar o estoque.

A pessoa deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra a gripe e a Covid-19. A recomendação é do Ministério da Saúde.

De acordo com o último balanço, divulgado quinta-feira (1) pela Secretaria de Saúde, mais de 24 mil pessoas já haviam sido vacinadas contra a gripe em Votorantim. As doses, até o momento, é destinada somente a pessoas de 60 anos de idade, crianças, trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas, gestantes, puérperas, caminhoneiros, profissionais das Forças Armadas, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, indígenas, pessoas com deficiência permanente e funcionários do sistema prisional.

A vacina também tem sido aplicada em pessoas com comorbidades. A lista inclui ainda indivíduos com doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, diabetes, doença neurológica crônica, imunossupressão, obesidade, doença renal crônica, transplantados, com trissomias, pertencentes a outros grupos de comorbidades e com doença hepática crônica.

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início em 12 de abril. As doses são fornecidas em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Votorantim. A vacina é aplicada durante o horário de funcionamento das salas de vacina de cada unidade.