31 AGO 2020
Operação Dignidade prossegue na região central

Ação realizada pela Secretaria de Cidadania e GGM aborda pessoas em situação de rua para encaminhá-las ao abrigo emergencial

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), prossegue com a Operação Dignidade na região central, orientando as pessoas em situação de rua sobre o abrigo emergencial montado no ginásio do Mirante dos Óvnis.

De acordo com a Seci, a ação tem sido realizada todos os dias, intensificando-se nos fins de semana. Na noite da última sexta-feira (28), por exemplo, as equipes percorreram a praça de eventos “Lecy de Campos”, o terminal de ônibus, as avenidas São João, Gisele Constantino e 31 de Março, ruas do Rio Acima e os arredores do Parque do Matão. Entre as pessoas abordadas, duas concordaram em ir para o abrigo, instalado no ginásio durante a pandemia de Covid-19. O local agora conta com dez pessoas que estão sendo acolhidas.

A Seci reforça que o encaminhamento depende da aceitação do cidadão, não havendo qualquer ação compulsória. Os serviços oferecidos no ginásio incluem banho, trocas de roupa, alimentação, pernoite, além de uma triagem nos quadros de saúde a fim de verificar casos suspeitos do novo coronavírus.

Sobre o centro de acolhimento, a pasta explica que é voltado para as pessoas que já fazem parte do cadastro e do acompanhamento contínuo realizado pelas equipes de assistentes sociais em Votorantim. Caso algum munícipe queira encaminhar uma pessoa em situação de rua ou então obter mais informações sobre o serviço, basta entrar em contato com a Seci pelo telefone 3353-8648, que atende das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira; ou pelo telefone 3242-2171, da GCM, que atende diariamente, das 8h às 24h.