18 MAR 2020
Votorantim investiga mais três casos suspeitos do novo coronavírus

Resultado do primeiro caso investigado

deu negativo, informou o Instituto Adolfo Lutz

A Secretaria da Saúde de Votorantim investiga mais três casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). O Departamento de Vigilância Epidemiológica já adotou todo o protocolo do Ministério da Saúde e os pacientes, uma adolescente de 15 anos, um menino de 2 e uma moça de 25, seguem em isolamento domiciliar. Os exames coletados foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz e aguardam o resultado.

Também nesta quarta-feira (18), a Vigilância Epidemiológica (VE) recebeu o resultado do exame do primeiro caso investigado na cidade, de uma moça de 22 anos que esteve na Itália, o qual apontou negativo para o Covid-19. Sendo assim, até o momento o município tem 4 notificações, sendo 3 casos suspeitas sob investigação e um descartado. Nenhum caso confirmado.

Um dos casos sob investigação, trata-se de uma profissional da área da saúde que trabalha no município de São Paulo e recebeu atendimento na UPA do Parque Jataí. Já os outros dois pacientes foram atendidos no município de Sorocaba e mantiveram contato com pessoas que estiveram em outro país. De acordo com a Secretaria da Saúde, todos passam bem.

O município conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar dos protocolos do Covid-19, bem como treinamento com profissionais da rede municipal de saúde sobre aspectos gerais do novo vírus e protocolo de atendimento inicial, além de um Comitê de Gestão para enfrentamento a pandemia do coronavírus, criado na última segunda-feira (16).

Cuidados básicos

A principal orientação da Secretaria da Saúde é para que as pessoas evitem locais com aglomeração de pessoas. Entre as medidas importante a ser adotadas nesse momento estão: lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.