16 MAR 2020
Prefeitura cria comitê de gestão e anuncia medidas preventivas em relação ao coronavírus

A Prefeitura de Votorantim reuniu na manhã desta segunda-feira (16) todo o secretariado para criar um comitê de gestão e anunciar as medidas preventivas a serem adotadas pelo município a partir desta terça-feira (17) em relação a pandemia do coronavírus – Covid-19. Até o momento, a cidade investiga um caso suspeito da doença.

As ações a serem adotadas seguem os mesmos critérios realizados pelo Governo do Estado de São Paulo, que é suspender os eventos que tenham aglomeração de pessoas e suspensão das aulas na rede municipal. O objetivo das medidas adotadas é contribuir para o não alastramento do vírus seguindo todas as orientações das autoridades em saúde.

Além de criar o comitê de gestão, formado por secretários municipais, o prefeito também editará um decreto que entra em vigor a partir desta terça-feira (17), onde estarão suspensas reuniões e agendas internas com exceção daquelas com extrema necessidade; suspensão das aulas do Sistema Municipal de Ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental), a partir do dia 23, sendo que até sexta-feira (20) é facultativo sem a anotação de faltas, além da suspensão dos eventos das secretarias de Desporto e Cultura, Turismo e Lazer por 30 dias.

O decreto também adia a entregas das obras da semana da Instalação do Município, celebrado no dia 27 de março e que aconteceria de 20 a 28 de março e suspende as férias por 60 dias para os funcionários da Saúde.

O Museu, Biblioteca Municipal e Auditório Municipal ficarão fechados por 30 dias; também será analisada a dispensa de funcionários públicos acima de 60 anos para trabalhar em casa, exceto os da Saúde e Segurança Pública do município. Já a Casa do Idoso será fechada por 60 dias.