13 MAR 2020
Votorantim investiga primeiro caso suspeito do novo coronavírus

A Secretaria da Saúde de Votorantim investiga o primeiro caso suspeito do novo coronavírus (COVID-19). O Departamento de Vigilância Epidemiológica já adotou todo o protocolo do Ministério da Saúde e a paciente, uma mulher de 22 anos de idade, segue em isolamento domiciliar. O exame coletado foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz e aguarda o resultado.
O município criou um Plano de Contingência Municipal para tratar dos protocolos do coronavírus, bem como treinamento com profissionais da rede municipal de saúde sobre aspectos gerais do novo vírus e protocolo de atendimento inicial.
De acordo com a Secretaria da Saúde os profissionais seguem três principais critérios para identificar os casos suspeitos. A primeira situação é: o paciente apresentar febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
            Já a segunda situação é se o paciente apresentar febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito (incluindo domiciliar) com caso  confirmado para o novo coronavírus, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
    Na terceira situação os critérios são para o paciente que apresentar febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e contato próximo de caso suspeito ou  confirmado para coronavírus, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
            Ainda segundo o Ministério da Saúde, a febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico. Nestas situações, a avaliação clínica deve ser levada em consideração. E somente se o paciente apresentar uma dessas situações é que deverá procurar por uma das unidades de atendimento do município.
           Cuidados básicos
             A Secretaria da Saúde orienta alguns cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024