05 FEV 2020
Cine-Vagão chega ao bairro Ângelo Vial com sessão de “King Kong”

O projeto Cine-Vagão apresenta nesta quinta-feira (06) mais um grande clássico do cinema, desta vez, a atração é o filme “King Kong” (1933). A exibição acontece na confluência da rua Raphael Parri com a avenida Reverendo José Manuel da Conceição, no bairro Ângelo Vial. A sessão começa às 19h30, porém é necessário chegar com uma hora de antecedência para retirar o ingresso, já que o limite é de 50 lugares. O projeto é desenvolvido através do Fundo Municipal de Cultura (FMC), promovido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur).

A ação tem o intuito de apresentar clássicos do cinema entre 1930 a 1960, que também foram os anos do auge do transporte ferroviário no Brasil. O filme “King Kong” é um dos grandes destaques desse período, além de possuir três remakes, um em 1976, outro em 2005 e o mais atual em 2017. A obra retrata a história de uma equipe de cinema que viaja para a Ilha da Caveira em busca de Kong, considerado um deus-gorila. A atração ainda é responsável por uma das cenas mais famosas da cultura pop: o gorila solto e furioso em meio a cidade.

As apresentações acontecem, como o próprio nome diz, dentro de um vagão da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) datado de 1951, o qual foi fornecido pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária. O espaço recebeu uma sala de cinema com projetor, sistema de som e gerador para o funcionamento dos equipamentos. As sessões ocorrem quinzenalmente até o dia 21 de maio.

O Fundo Municipal de Cultura – FMC foi criado pela lei 2471/2015 que instituiu o Sistema Municipal de Cultura, decorrente da adesão do Município ao Sistema Nacional de Cultura – SNC. O FMC é o principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultura no município, com recursos destinados a programas, projetos e ações culturais implementados de forma descentralizada.

Confira a programação completa das sessões do Cine-Vagão:

06/02: King Kong - Confluência da rua Raphael Parri com avenida Reverendo José Manoel da Conceição, Angelo Vial;

20/02: A Fuga de Tarzan - Confluência da rua Raphael Parri com avenida Reverendo José Manoel da Conceição, Angelo Vial.

27/02: Tempos Modernos - Confluência da rua Raphael Parri com avenida Reverendo José Manoel da Conceição, Angelo Vial;

12/03: Mogli: O Menino Lobo - Passagem de nível da rua Fernando Arcuri Junior, Protestantes;

26/03: As Aventuras de Robin Hood - Passagem de nível da rua Fernando Arcuri Junior, Protestantes;

09/04: O Mágico de Oz - Passagem de nível da rua Fernando Arcuri Junior, Protestantes;

23/04: Metropólis - Avenida Luiz do Patrocino Fernandes, atrás da igreja Presbiteriana, Protestantes;

07/05: A Noite Sonhamos - Avenida Luiz do Patrocino Fernandes, atrás da igreja Presbiteriana, Protestantes;

21/05: Querida Suzana - Avenida Luiz do Patrocino Fernandes, atrás da igreja Presbiteriana, Protestantes.