Ir para conteúdo do site
Acompanhe-nos Facebook

Ir para conteúdo

Prefeitura de Votorantim
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
FEV
05
05 FEV 2020
Zoonoses segue com ações de combate à dengue
Foto Noticia Principal Grande
Foto pequena 0
Foto pequena 1

Cidade registra oito casos de doença neste ano, sendo seis autóctones e dois importados

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), segue nesta semana com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Neste ano, até o momento, a cidade registra 94 notificações, sendo 8 casos confirmados de dengue, dos quais 6 são autóctones e 2 importados. 

Nesta semana os trabalhos de bloqueio, nebulização e visita nas casas acontecem na região Vossoroca. Essa ação é realizada nos pontos onde há notificações de casos suspeitas.

Conforme a Sesa, o trabalho vem sendo intensificado justamente para que não haja aumento de casos cidade. Além do trabalho da equipe de Zoonoses, tem as ações de limpeza realizada em pontos do município pela Secretaria de Serviços Públicos, além da operação Cidade Viva.

Na manhã desta quarta-feira (05), houve nebulização na Vila Domingues. Moradores da Rua Dorival Carlos de Arruda, entre eles a família da aposentada Cleonice Maria de Lima Nalesso, receberam os agentes para que fosse possível a nebulização. Segundo ela, é muito importante aplicação do veneno para a prevenção. “Isso ajuda a manter o mosquito longe, procuro estar sempre vistoriando a casa e o quintal”, complementa.

Moradora da Rua Julia Martins Domingues, a dona de casa Vilma Gonçales abriu as portas para a aplicação do inseticida. “Todos os moradores devem se conscientizar e ajudar a manter os espaços sempre limpos”, ressalta.

A Secretaria orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses realiza visitas constantes aos Pontos Estratégicos (PE) da cidade, que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE), que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.

MUITAS LARVAS

De acordo com a Secretaria da Saúde, o município apresenta um aumento considerável no número de amostras de larvas, conforme aponta o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizado no mês de janeiro, obtendo o índice de 6,28. Para o Ministério da Saúde, o número é considerado risco de epidemia. Resultado esse que serve de parâmetro para as ações de combate.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, durante a ADL realizada em janeiro deste ano os agentes de endemias percorreram mais de 600 imóveis de 114 quarteirões da cidade, conforme determina a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

 

 

Prefeitura Municipal de Votorantim
endereço
Endereço
Av. 31 de Março, nº 327
telefone
Telefone
(15) 3353-8533
atendimento
Atendimento
De segunda a sexta, das 9h às 16h
redes sociais
Acompanhe-nos
Facebook
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia