30 JAN 2020
Professores participam de formação sobre primeiros socorros e práticas pedagógicas

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed), realizou na manhã desta quinta-feira (30) uma palestra sobre primeiros socorros voltada para professores da rede municipal, tanto do ensino infantil quanto do ensino fundamental. A atividade aconteceu na Faculdade Anhanguera Pitágoras e foi ministrada pela esquipe do Samu (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência), que desenvolve o projeto Samuzinho: primeiros socorros na escola. A ação reuniu professoras que ingressaram na rede no ano de 2019.

Durante a manhã, as professoras puderam aprender teorias e práticas para serem aplicadas em casos de urgência em sala de aula, como manobras de desengasgo e massagem cardíaca. O workshop finaliza a “Formação continuada em serviços para professores: conhecimento, reflexão e práticas pedagógicas”, uma série de encontros que acontece desde o dia 20 de janeiro. A Seed ressalta a importância da formação para a renovação, aprimoração e aquisição de novos conhecimentos para serem aplicados nos trabalhos pedagógicos.

Todas os temas abordados são pertinentes a realidade vivida em sala de aula, reunindo práticas diárias e oferecendo a oportunidade da troca de experiências. As temáticas trabalhadas ao longo dos dias foram: Projeto Político Pedagógico; Interações e Brincadeiras na Educação Infantil; Legislação Educacional: Inclusão e Educação para todos; Atendimento Educacional Especializado e Plano de Ensino Individualizado; Desenvolvimento Motor: desafios e possibilidades; Processo de alfabetização e os direitos de aprendizagem; Campos de experiência: Quando a natureza é a escola; e Primeiros Socorros na Escola.