21 OUT 2019
Votorantim soma cinco casos de sarampo

Setor de Vigilância Epidemiológica já realizou devidas ações de bloqueio. Campanha de vacinação segue até sexta-feira

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), recebeu nesta segunda-feira (21) a confirmação de mais dois casos de sarampo. Com isso a cidade conta com cinco casos confirmados da doença. Até o momento, são 40 notificações; dessas, 15 foram descartadas e as demais aguardam resultados.

De acordo com a Sesa, nesses dois casos novos já foram realizadas as devidas ações de bloqueios. A campanha nacional da vacinação contra o sarampo se encerra na próxima sexta-feira (25). No último sábado, a cidade realizou o “Dia D” e, desde o início da campanha, no dia 7 de outubro, 1.055 crianças compareceram às unidades e 346 foram vacinadas.

A Sesa reafirma que é importante que os pais levem todas as crianças na faixa etária correspondente até a unidade de saúde pra ver a situação vacinal.

A campanha nacional tem a parceria da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. Conforme a Sesa, a participação dos pais é fundamental para o alcance da meta, que será de 95%.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Neste ano, os bebês com menos de 12 meses devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

Confira os locais de vacinação:

- UBS Vila Nova Votorantim

Avenida Pedro Augusto Rangel, 1.925 – Vila Nova Votorantim