06 FEV 2019
Defesa Civil de Votorantim recebe plano de ação de emergência da barragem de Itupararanga

Representantes da Votorantim Energia afirmam que não há risco de rompimentos nas barragens localizadas na cidade

A Prefeitura de Votorantim recebeu na tarde desta terça-feira (05) representantes da Defesa Civil de Votorantim, da empresa Votorantim Energia, responsável pelas barragens e usinas das represas de Itupararanga, Santa Helena e Votocel, além de integrantes da Defesa Civil de Sorocaba e do Corpo de Bombeiros.

O encontro teve como objetivo conhecer a atual situação das barragens e represas sob responsabilidade da Votorantim Energia, localizadas no município, tendo em vista a tragédia ocorrida em Brumadinho, promovendo uma discussão sobre a questão da segurança em todas as barragens existentes no país.

Durante a reunião o gerente do Complexo Sorocaba da Votorantim Energia, Dejair Lima, fez a apresentação da usina centenária da Represa de Itupararanga e o trabalho contínuo de monitoramento e segurança que é realizado rotineiramente, além de apresentar o Plano de Ação de Emergência das barragens. “É importante salientar que as três barragens da Votorantim Energia no município estão dentro da normalidade e reafirmamos com toda a tranquilidade que não há nenhum risco de rompimento em nenhuma delas”, disse.

Participaram da reunião ainda o gerente de Engenharia da Votorantim Energia, Bruno Rocha; o gerente de Sustentabilidade, Alexsandro Cota e a Engenheira geotécnica, Bianca Lobo. Integrantes da Defesa Civil de Votorantim, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também participaram do encontro e puderam conhecer detalhes da operação.

O comandante do 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba, tenente-coronel Miguel Ângelo Campos, destacou a importância da reunião e a necessidade de criação e manutenção de um plano de contingência entre todos os municípios da região. Já o coordenador da Defesa Civil de Votorantim, frisou que a iniciativa visa a aproximação para que o desenvolvimento de ações ocorra de forma integrada entre todas as partes.

Os integrantes do grupo ficaram surpreendidos de forma positiva com as informações obtidas durante a reunião e já agendaram um novo encontro para o próximo dia 22 de fevereiro, às 9h, na Usina de Itupararanga da Votorantim Energia.