Quase dois mil animais são
vacinados contra a raiva
Promovida pela prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha de Vacinação Antirrábica imunizou 1.741 cães e gatos, até a manhã desta quinta-feira (17), em Votorantim. Os animais domésticos podem ser levados a um dos postos (relação completa aqui) até o dia 29.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, embora a raiva esteja controlada, a vacinação anual é obrigatória por lei e é o fator de maior relevância para garantir o controle da doença. É justamente a adesão da população às Campanhas de Vacinação contra Raiva Animal que tem mantido Votorantim livre da raiva em humanos e em animais domésticos.
Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade; fêmeas prenhes não devem ser vacinadas; não são fornecidas vacinas para serem aplicadas em casa; os animais a serem vacinados devem ser levados por um adulto; é necessário usar coleira e guia para manter animal sob controle;cães e gatos não devem ter livre acesso à rua; nunca provoque um animal;não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando e não aparte brigas, nem mexa com fêmeas e suas crias.