A partir da próxima segunda-feira (19), o Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), órgão ligado à Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai reforçar o trabalho de combate e prevenção ao Aedes aegypti. Em pontos de grande circulação serão distribuídas sacolinhas de veículos. O objetivo é fazer com que os motoristas as utilizem para o depósito de lixo e, assim, não joguem em ruas e avenidas.
“Em uma simples tampinha, o mosquito pode botar até 100 ovos. Não facilite, faça sua parte e seja um bom exemplo para a sociedade”. Esses são os dizeres que estão nas sacolinhas produzidas com material reciclável.
Atualmente, Votorantim é considerado município livre de transmissão da dengue pelo Ministério da Saúde. Há quase quatro meses nenhum caso é registrado. A ação da Comdema tem como propósito ajudar a cidade a manter este título.
Em paralelo à distribuição das sacolinhas, agentes de endemias e agentes comunitários da Secretaria de Saúde de Votorantim percorrem os bairros realizando um trabalho de orientação. A ação segue até 17 de dezembro e a meta é atingir todas as regiões do município esclarecendo dúvidas e recolhendo os materiais inservíveis que possam se tornar criadouro do mosquito.