A prefeitura de Votorantim deu início à ação integrada de limpeza da cidade nesta terça-feira (10). O objetivo é realizar serviços em todos os setores com várias equipes. Serão retirados entulhos e materiais inservíveis dos terrenos públicos e privados. No caso dos particulares, os proprietários vão receber notificação dando um prazo para que promovam a limpeza, caso contrário a prefeitura executará os serviços necessários e cobrará os valores pertinentes.
A ação vai revisar a iluminação pública, realizar reparos e trocas de lâmpada, limpar bocas de lobo e intensificar a operação tapa-buracos; na parte de trânsito serão feitas pinturas de solo e faixas, guias, placas de sinalização, correção de tempo de abertura de semáforos, lombadas, pontos de ônibus, entre outros.
Haverá, ainda, capinação e roçagem de mato, poda de árvores, plantio de mudas e colocação de grama em praças públicas. Locais que necessitarem de regularização de piso também serão atendidos. Para dar agilidade ao processo, a cidade foi dividida em cinco regiões que receberão as equipes, caminhões e máquinas. Os fiscais da prefeitura iniciaram, na semana passada, visitas aos bairros para verificar quais serviços serão necessários em cada localidade e os de maior urgência.
O prefeito Erinaldo Alves da Silva explica que a ação integrada foi planejada envolvendo diversas secretarias para que todo o município seja atendido no menor tempo possível. “Estamos em um período de estiagem mais favorável à execução dos serviços e de maior durabilidade. Apesar de estarmos passando por uma crise com recursos escassos, redobramos os esforços para fazer uma grande limpeza na cidade sem, no entanto interromper a manutenção de rotina”, conclui.