A Prefeitura de Votorantim, por meio das secretarias municipais de Cidadania e de Meio Ambiente, oferece curso de jardinagem a homens e mulheres que, comprovadamente, estão fora do mercado de trabalho a um ano ou mais. O objetivo é gerar renda e oferecer uma nova oportunidade aos interessados.
Idealizador do curso, o engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente, Durvalino Felix Junior, explicou que as aulas vão desde os tratos culturais de jardins e canteiros centrais até o uso de equipamentos. “Também incentivamos que os participantes cultivem, em suas casas, hortas orgânicas de onde podem tirar o sustento e economizar”, acrescenta.
O curso, de graça, fornece apostila e certificado. Dura nove meses e pode ser prorrogado por mais três meses. As aulas teóricas são todas as sextas-feiras, das 13h às 14h30, no Viveiro Municipal de Mudas. Já as práticas são de segunda a quinta, das 7h às 11h e das 12h às 15h, e às sextas, das 7h às 11h. “Durante as aulas práticas, os participantes cuidam dos canteiros centrais de avenidas, parques e praças da cidade”, explica Durvalino.
Há 25 vagas e, atualmente, todas estão preenchidas por assistidos pelo Projeto Reintegrar. Eles recebem bolsa auxílio, vale-transporte e vale-refeição. “Após o curso, entramos em contato com empreendedores para que eles deem oportunidade aos formandos”, destaca o engenheiro agrônomo.
Além de formar mão de obra para a área de jardinagem, a criação do curso colaborou com os cofres públicos. Como os alunos prestam serviço à prefeitura durante as aulas práticas, o gasto empregado na contratação de uma empresa especializada no serviço, foi reduzido. Mais informações: 3353-8688.