Benefício é para transporte nos ônibus que ligam as cidades da RMS
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Preeitura de Votorantim entregaram, nesta quinta-feira (31), as cento e cinquenta primeiras carteirinhas de identificação do passageiro especial, as chamadas a chamada Cipes. O documento permite que as pessoas portadoras de necessidades especiais de Votorantim usem, de graça, o transporte metropolitano entre as cidades que compõem a região de Sorocaba.
O prefeito de Votorantim afirmou que a entrega das carteirinhas é a primeira ação que abrange todos os municípios. “Sendo voltada para as pessoas com deficiência para que elas exerçam a cidadania plena, esse ato é ainda mais importante”, comenta.
O presidente da EMTU disse que essa é uma das vantagens da existência de uma Região Metropolitana. “Começamos a consolidar e assegurar os direitos desses cidadãos”, finaliza
O evento teve apresentações artísticas e culturais, entre elas o coral de libras do Proame (Programa de Amparo ao Menor) e a dança sênior da ADV (Associação dos Deficientes de Votorantim).
A carteira de gratuidade é fornecida pela EMTU/SP, empresa do Governo do Estado, e permite aos passageiros especiais a locomoção nos 26 municípios da região com uma única carteirinha. Ela servirá para embarque em todas as linhas metropolitanas. A Cipes (Carteira de Identificação do Passageiro Especial) garante a isenção do pagamento da tarifa nas linhas de ônibus metropolitanas, conforme Resolução Conjunta das Secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e de Saúde SS/STM nº 03. A carteira é emitida somente aos que se enquadram nas categorias de deficiências físicas, visual, mental e auditiva, que tenham sua capacidade laborativa comprometida.
Para obter a Cipes, o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu município, cadastrada no sistema. As informações podem ser obtidas no site www.emtu.sp.gov.br no link “Passageiro Especial”.