Agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Votorantim saem às ruas neste sábado (6), a partir das 8h, para orientar a população no trabalho de combate e prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, terá o apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão ligado ao Governo do Estado.
O trabalho será realizado ao longo de nove sábados e vai abranger toda cidade. Nesta primeira etapa, serão visitados os imóveis dos bairros Green Valley, Jardim São Lucas, Rio Acima, Tatiana e Votocel. A ideia é orientar os moradores e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Também neste sábado (6), as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos darão sequência ao mutirão de limpeza de áreas públicas. O trabalho, que é realizado desde o mês passado, deve continuar do Jardim Tatiana e ter sequência pelo Novo Mundo e, se possível, Green Valley. Dos terrenos serão retirados lixo e entulho que serão levados ao aterro de inertes. Até o momento, já foram recolhidos mais de cem caminhões de materiais inservíveis.
Conforme a Secretaria de Serviços Públicos, a proposta é realizar o mutirão ao menos mais dois dias da semana, além do sábado. Por isso, a prefeitura chama a população para colaborar com o trabalho que é permanente. O pedido é para que não seja despesados lixo e entulho nas áreas públicas já visitadas e nem em outro local.
A ação, que pode ser suspensa caso chova, conta com o apoio dos beneficiários do Projeto Reenducando, convênio firmado entre a prefeitura e a Fundação Manoel Pedro Pimentel.