Os alunos da Escola Estadual Wilson Prestes Miramontes, do Parque Jataí, se engajaram na campanha de combate e prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Nesta sexta-feira (19), eles percorreram o bairro distribuindo materiais de orientação fornecidos pela Prefeitura de Votorantim.
Nos panfletos deixados em casas e estabelecimentos comerciais continham dicas de como evitar e eliminar focos do mosquito. Além disso, afixaram cartazes, que os próprios estudantes confeccionaram, em lojas, bares, restaurantes e lanchonetes. As atividades envolveram alunos do 6º ano do ensino fundamental 2 ao 3º do ensino médio. A ação também fez parte do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika Vírus.
A Escola Wilson Prestes Miramontes conta, atualmente, com 980 estudantes nos períodos da manhã, tarde e noite. “Consciência Coletiva” é o tema do eixo norteador do primeiro semestre e, diante disso, foi organizado o trabalho de prevenção e combate ao Aedes aegypti.
Num primeiro momento, alunos, professores e comunidade foram sensibilizados para o problema, principalmente com relação ao zika vírus, doença que pode causar microcefalia congênita, quando contraída por gestante, e prejudicar o feto em alguns casos. Já em sala de aula, os estudantes leram notícias relacionadas ao Aedes, realizaram minioficinas e exibiram vídeos.
Tornar o aluno um multiplicador das informações de combate e prevenção ao mosquito era o objetivo do trabalho, explica a diretoria da unidade de ensino, Roseli Garcia Mariano Viana. “Gostaríamos de agradecer à Prefeitura de Votorantim que nos cedeu os panfletos de orientação e dizer que o saldo da ação foi positivo”, conclui.
MUTIRÃO
Como parte do programa permanente de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura realizada neste sábado (20), a partir das 8h, um mutirão de limpeza de áreas públicas. O trabalho, que pode ser adiado caso chova, será nos terrenos localizados nas seguintes vias: Antônio Lopes dos Santos, Otávio Rodrigues, Ana Marina do Espírito Santo, Francisco Verlangieri, estrada que liga Votorantim a Piedade, Darwin Sbrana, Anália Pereira e Ednéia de Campos Ferreira. Desses locais serão retirados lixo, entulho e materiais inservíveis e levados ao aterro de inertes. A ação conta com o apoio das empresas Alutal, Águas de Votorantim, Gotta Limpa, Grupo Splice, Grupo Votorantim e Seritec.