No ano passado, a Sesp (Secretaria de Serviços Públicos) de Votorantim e a empresa Verdecom, especializada em flora, paisagismo e jardinagem, roçaram uma área equivalente a três milhões de metros quadrados – se comparado, são mais de 330 campos de futebol. Para 2016, a meta é a mesma. Por isso, nesta quinta-feira (7), os serviços eram realizados no Jardim São Luiz.
Os trabalhos estavam concentrados na Área de Lazer Luiz Pinto da Silveira, local que conta com uma academia ao ar livre, pista de caminhada e quadra poliesportiva. Ali, os funcionários terceirizados devem permanecer até o fim de semana. “Temos 28 mil metros quadrados para roçar nesta área do Jardim São Luiz”, comenta o gerente operacional da Verdecom, Felipe Silveira.
Enquanto o trabalho era realizado, o mecânico aposentado Valter J. da Silva, 58 anos, aproveitava um dos aparelhos da academia ar livre. Morador há 28 anos da Vila Garcia, ele aprova a ação encabeçada pela Prefeitura de Votorantim. “Como choveu muito no fim de dezembro, o mato cresceu rápido”, diz. “Mas este trabalho é importante para manter esta área bastante utilizada pela comunidade principalmente nos períodos da manhã e da noite quando a academia ao ar livre fica lotada.”
Segundo a Sesp, cabe à Verdecom efetuar a roçagem de praças e de canteiros centrais de avenidas, enquanto a Secretaria de Serviços Públicos trabalha nas áreas verdes. O trabalho foi retomado na segunda-feira (4) e prossegue durante o ano todo mesmo no período de estiagem.
Ainda segundo a Pasta, a ação é importante para evitar a proliferação de bichos peçonhentos como aranhas, cobras e escorpiões e combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
CRONOGRAMA
Conforme cronograma traçado pela Sesp e pela empresa Verdecom, assim que os trabalhos terminarem no Jardim Paulista, os outros locais beneficiados serão as avenidas Gisele Constantino, 31 de Março, Celso Miguel dos Santos e Tiradentes, Adolfo Massaglia e Luiz do Patrocínio Fernandes.