A Prefeitura de Votorantim realizou a cerimônia de entrega do “Troféu Vanguardeiro” na segunda-feira, 07, no auditório municipal “Francisco Beranger”. Instituído pelo decreto 4818, de 1º de dezembro de 2014 a honraria foi concedida às pessoas que se destacaram em seus ramos de atuação, elevando o nome de Votorantim e contribuindo com a sociedade e seus cidadãos. Uma comissão formada por representantes de vários setores escolheu os nomes que foram contemplados com o troféu. O prefeito de Votorantim, a Deputada Estadual, o presidente da Câmara Municipal, e o Secretário de Governo, compuseram a mesa das autoridades.
Na solenidade o primeiro a receber a honraria das mãos do prefeito foi o ex-secretário de Saúde deVotorantim em três administrações, o médico Francisco Scattolin.
Na sequência os demais agraciados receberam seus troféus dos Vanguardeiros históricos: o artista plástico, Adriano Gianolla recebeu de Laudenel Della Pacce; o professor de história, Carlos Donisete de Oliveira, de Euclides Lopes; a voluntária social, Clara Inês Clemente Del Moral, de Eliana Marisa Rangel Miguel; o jornalista proprietário da Folha de Votorantim, José Antônio Rodrigues (César), de Antônio Wilson de Campos; o regente de coral e músico erudito, Luis Gustavo Laureano, de Roque Dias Prestes; o empresário, Marcos Robles Poiato, de Jesus Rodrigues Filho; o empreendedor, Rogério Gonçalves, de Elias Miguel e o lutador de Jiu Jitsu, Gustavo Esteban, do prefeito Erinaldo Alves da Silva.
Relembrando os fatos que levaram à emancipação de Votorantim, o prefeito Erinaldo destacou a atuação dos Vanguardeiros no processo de separação de Sorocaba. De acordo com ele, a insatisfação dos moradores do distrito cujos impostos recolhidos garantiam muitos recursos para a cidade vizinha e não retornavam na forma de serviços para a população, fez crescer o desejo de vida autônoma. O que havia era do Grupo Votorantim para atender seus funcionários. Da coleta de lixo à energia, do posto de saúde às escolas, do cinema ao clube, tudo era mantido pelo grupo.
As pessoas idealistas e corajosas foram às ruas com o lema “Sim é a nossa divisa”. No dia 1º de dezembro de 1963, um plebiscito decidiu que era o momento do distrito ser um município independente. “Nesses 52 anos, todos os dias, os votorantinenses se inspiram nos ideais dos vanguardeiros para consolidar a emancipação. O Troféu Vanguardeiro é o reconhecimento pelo que vocês, vanguardeiros da atualidade realizam em prol do município, auxiliando na consolidação da emancipação conquistada por aqueles que escreveram nossa história. Vamos todos continuar levantando a bandeira do progresso e do desenvolvimento para fazer de Votorantim uma cidade cada vez melhor”, disse o prefeito.
Os Vanguardeiros Históricos foram homenageados com um diploma de agradecimento e reconhecimento pela luta que culminou com a emancipação da cidade.
O Coral Municipal de Votorantim cantou os hinos nacional brasileiro e de votorantim e duas canções para o público. O grupo de serestas "Naquele Tempo" interpretou as canções "Tocando em Frente", de Almir Sater e “Encontros e Despedidas “, de Milton Nascimento. No encerramento, crianças vestidas com a camiseta do Sim, da campanha da Emancipação distribuiram rosas brancas para a plateia.