Com apoio da Prefeitura de Votorantim, o Conselho Municipal de Segurança Comunitária (Conseg) do município promoveu uma palestra de conscientização contra o uso de drogas com o tema “As drogas da atualidade”, ministrada pelo delegado de polícia Nelson Munhoz Soares Filho. O evento, aberto ao público, foi realizado nesta segunda-feira (23), no Auditório Municipal “Francisco Beranger”. O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, assistiu à palestra e afirmou ser importante que se conheça mais sobre as drogas e seus efeitos danosos à sociedade. “Ninguém vence um inimigo que não conhece, por isso palestras como essas devem acontecer sempre. É uma luta constante que não se vence em apenas um dia. Só aqueles que se aprofundam e conhecem e conseguem uma vitória diante de uma situação grave como essa têm a satisfação de saber a grandeza desse trabalho”, disse o prefeito.
O palestrante, delegado Nelson Munhoz Soares Filho, falou sobre os vários tipos de drogas existentes e como as substâncias ativas agem no cérebro e tornam as pessoas dependentes. Outros dados revelados pelo delegado incluíram as estratégias elaboradas pelos traficantes para criar novas drogas, que em média são sete por mês, e logísticas de distribuição. De acordo com o palestrante, o tráfico de drogas, segundo a revista “Forbes”, movimenta as maiores cifras em todo planeta, seguido das armas, seres humanos e petróleo.
O coordenador estadual dos Consegs, Evaldo Coratto, chamou a atenção para a necessidade de integração das forças vivas da sociedade para a verdadeira guerra a ser travada contra as drogas.
“Precisamos da união de todos e da conscientização de que esse é um problema grave que atinge nossos filhos, netos, enfim, principalmente os jovens. Nos ajudem”, pediu ele.
Participaram do evento, além do prefeito, do palestrante Nelson Munhoz Soares Filho e o coordenador dos Consegs, o delegado titular de Votorantim, a coordenadora do Conseg Municipal, o comandante interino da 1ª Cia de Policia Militar, e o secretário de Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial, Representantes de Sociedades Amigos de Bairros, Associação de Moradores, instituições e entidades de classe também marcaram presença.